terça-feira, 16 de agosto de 2011

A moda na década de 1910

Nesta época ocorreu a I Guerra Mundial, iniciou-se a Revolução Russa (que instituiria o regime comunista no país) e deu-se o naufrágio do navio Titanic em Abril de 1912. Foi também nessa época que foi popularizado o uso do rádio como mass media e do automóvel como meio de transporte; em Portugal, deu-se a Implantação da República em Outubro de 1910.

A década de 10 marcava um tempo de luxo e de sofisticação. Nos primeiros anos desta década, a moda feminina exibia influências orientais; as roupas apresentavam cores fortes, o corpete foi substituído pelo uso de drapeados suaves, as saias tornaram-se afuniladas, os chapéus eram tanto maiores quanto mais afuniladas as saias e o adorno preferido eram os botões.
Por volta de 1913, surgiram as golas mais altas, que substituíram os decotes profundos, em "V".
Com o início da Primeira Guerra Mundial, os chapéus tornaram-se pequenos e ajustados à cabeça com penas erectas, introduziu-se o vestido "padrão nacional" com fivelas de metal. Em 1919, a saia justa é substituída por uma saia tubular e longa. Havia uma tendência para abafar o busto e minimizar a cintura, começando esta a ser demarcada em torno do quadril. Em termos de cores, as mais escuras eram preferidas, salientando-se a cor preta.
Em 1916, Coco Channel apresentou ao mundo os tailleurs de jérsei, consagrando-se nesta área e centrando-se a partir de agora unicamente em aperfeiçoar e dar à roupa um estilo próprio.

Grandes Armazéns do Chiado No. 21, Catálogo de Novidades Inverno de 1910 - 4

Moda 1914 
 
Vogue - Edição 1919

Próximo artigo: A moda na década de 1920 

Sem comentários: