quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A moda na década de 1920

 Na década de 1920, a Inglaterra era a maior potência industrial e económica do mundo, prosperidade essa que caiu drásticamente com o Crash da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em Outubro de 1929; a Europa sofria as consequências do pós-guerra, possibilitando a ascensão de ditadores como Hitler, Mussolini e Salazar; nasce a personagem Popeye, em 1929.


É nesta época, conhecida por Loucos Anos 20,  que é revolucionado o conceito de moda feminina; é a era Moderna da moda. A silhueta dos anos 20 era tubular. As saias tornaram-se mais curtas, cobrindo apenas os joelhos. Tal gerou controvérsia por parte das pessoas mais conservadoras, que condenavam o uso de saias tão curtas em público. Surgiu um novo ideal de sensualidade feminina, segundo o qual a atenção estava voltada unicamente para os tornozelos, menosprezando as curvas, os seios e as ancas (estes três últimos que deviam ter pequenas dimensões) - o look Andrógino. Este novo look também incluía os cabelos curtos e lisos (la garçonne), os quais eram adornados por um pequeno chapéu de uso indispensável e conhecido por cloche. Este foi o look supremo da década de 20. Os vestidos usados eram curtos, leves, elegantes e mostravam os braços e as costas. Na maquilhagem, a tendência era o baton, a boca vermelha, em forma de coração, olhos fortemente maquilhados, sobrancelhas completamente depiladas e substituídas por um risco pintado a lápis e a pele branca.


Com o Crash da Bolsa, em 1929, a moda francesa entrou em decadência, sendo substituída por criações de estilistas como Madeleine Vionnet (1876-1975), Madame Paquim (1869-1936) e, claro, Coco Channel (1883-1971), sendo esta última a mais marcante. Com o aparecimento de Elza Schiaparelli (1890-1973), foram introduzidas roupas de qualidade para a classe trabalhadora.
No final da década de 20, as saias passaram a usar-se mais longas e a cintura voltou ao seu lugar.


Moda nos anos 20

Vogue - Edição de Julho de 1922


Próximo artigo: A moda na década de 1930. Não percam! 

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