sábado, 26 de novembro de 2011

Presentes de Natal: como comprar?

Olá meninas :)

Com o Natal à porta voltamos àquela mesma questão, que se repete todos os anos (e que é como o aumento do IVA, não falha xD  ): o que vou oferecer de presentes este ano?

Pois é: eis que me revejo novamente nesta situação, que em ano de crise se complica ainda mais!

Ainda assim, ano de crise não significa necessariamente uma árvore de natal vazia; significa apenas que podemos ser mais criativos! Afinal, poupar não é deixar de gastar dinheiro, é apenas gastar mais conscientemente.

Cá vão algumas sugestões para gerir o orçamento neste natal.

1. Oferecer presentes home-made: Bem sei que esta sugestão é a mais repetida e a primeira a ser pensada pela maioria das pessoas quando pensam em poupar dinheiro. Embora tenha sempre associada a ideia de "Presente-pobre", esta ideia é, na minha opinião, totalmente errada.
Vejamos um exemplo: qual é a diferença entre oferecer um cachecol comprado numa loja e um cachecol feito em casa?
De facto, oferecer o cachecol feito em casa, além de ser uma óptima forma de poupar algum dinheiro, dá-nos a oportunidade de personalizarmos o presente, de forma a que este se adapte totalmente à personalidade da pessoa que o vai receber e ainda aprendemos um novo ofício!



2. Concurso - presentes a x euros: Muito bem, esta sugestão resulta melhor se aplicada num grupo de amigos durante uma troca de prendas. Que tal se todos os presentes trocados tiverem de custar x euros (por exemplo, 2 euros)? Além de original, vai fazer com que todas as pessoas se esforcem por comprar o melhor presente possível a um determinado preço, estimulando o espírito competitivo. No final, todos estarão bastante orgulhosos da sua aquisição, e curiosos por saberem o que os restantes conseguiram comprar.




3. Comprar com antecedência: Se forem como eu, também já devem ter passado pela situação de terem que fazer compras de Natal de urgência. Seja qual for a razão, sabem tão bem como eu que, com a pressa, muitas vezes nem compramos o que queremos, nem ao melhor preço. Por isso, devemos antecipar qualquer presente a oferecer, comprar melhor, mais cedo, e se possível, ao melhor preço, aproveitando as promoções (se houverem). O mesmo princípio se aplica a presentes pós-Natal.



4. Preferir a qualidade à marca: Esta até a mim me vai custar, este Natal. A verdade é que nem sempre o preço corresponde à qualidade e por isso, se encontrarem alguma coisa a um preço mais em conta e com semelhante qualidade, aproveitem e comprem. Acreditem, não é ser pobre, é saber fazer compras inteligentes!



5. Feiras de artesanato: As feiras de artesanato são óptimos sítios para ir em busca de presentes. Uma vez que muitas coisas são feitas à mão, ou pelo menos não estão à venda nas lojas, podemos ter a certeza que o que vamos oferecer será algo que o nosso amigo não tem.



6. Procurar, procurar, procurar: Sim, para se comprar presentes para todos e ainda se conseguir poupar não basta entrar só numa loja (peço perdão a todos os amigos, namorados, maridos, pais, etc.., que terão que ficar sentados no exterior da loja), há-que entrar em muitas! Isso não significa comprar uma coisa em cada uma delas, não; significa sim comparar preços e artigos, até se encontrar um que satisfaça o gosto do receptor do presente, o nosso e o da nossa carteira. Por isso, toca a vasculhar bem esses cabides!






7. Pagar a dinheiro: Outro truque que já não é novo. Todos sabemos que o impacto psicológico de comprar a dinheiro é bem diferente do quase inexistente impacto psicológico de pagar com multibanco ou a crédito. Há-que evitar também o crédito a todo o custo: se não tem dinheiro, não compre e pronto! No final, a conta a pagar será bem maior que o valor que gastou no presente.



Pois bem... estas foram as sugestões de que me consegui lembrar. Conhecem mais algumas??
Não se esqueçam, o Natal é para se estar com a família e com os amigos, não com um super portátil, ou o mais novíssimo gadget da marca x ou y.







Boas comprinhas de Natal, meninas :)

Sem comentários: