domingo, 4 de setembro de 2011

A moda na década de 1950

A década de 50 foi palco de grandes avanços tecnológicos, científicos e mudanças comportamentais e culturais um pouco por todo o mundo. Deu-se o ínicio das transmissões televisivas, a cadela Laika foi o primeiro ser vivo colocado em órbita, Isabel II torna-se rainha, os conflitos entre os Estados Unidos e a União Soviética ganham mais força, culminando na Guerra Fria, e Fidel Castro sobe ao poder, após a Revolução Cubana.

O som do Rock n'Roll ao estilo de Elvis Presley e as imagens rebeldes e irreverentes de James Dean e Marlon Brando influenciaram as gerações mais jovens e Marilyn Monroe ganhava fama no cinema com o filme “Os Homens Preferem as Loiras”; juntos marcaram a década que seria conhecia como a dos "anos de ouro".
  James Dean

 Elvis Presley

 Marilyn Monroe       

Além de tudo isto, esta foi uma década de ouro também para a moda. Conhecida como "a época da feminilidade", foi com o fim do racionamento de tecidos que se deu uma mudança radical na moda feminina. Em Paris, a atmosfera era de sofisticação e glamour: as peles, a caxemira, os sapatos de salto, as luvas, o mohair e as jóias eram itens luxuosos muito valorizados e os vestidos fabricados com vários metros de tecido - amplos - e da altura dos tornozelos (por influencia do "New Look" de Dior). A silhueta muito feminina e jovial e a cintura bem marcada foram parte importante da maioria das criações dessa década.
Foi durante os anos 50 que os jovens rejeitaram as roupas feitas pelas suas mães em preferência da sua própria vontade.
Vestidos e sapatos de estilo icónico dos anos 50

Recorte de publicação da época

Vestido anos 50

O bikini surgiu nesta época e, embora bem maior que os bikinis da actualidade, este foi também alvo de preconceito devido à grande exposição do corpo feminino. No entanto, e à semelhança do uso de calças pelas mulheres, também o uso do bikini se popularizou e os preconceitos depressa foram esquecidos.

  O bikini

As mulheres eram muito vaidosas. E essa vaidade reflectia-se não só nas roupas, como também na maquilhagem. A maquilhagem na época procurava evidenciar os olhos; para isso usava-se muito delineador e rímel. Os lábios eram pintados com batom vermelho, na cara era usado pó-de-arroz, que conferia uma tez pálida à pele e as sobrancelhas tornaram-se mais escuras e arqueada.

O look Beatnik
Os beatniks surgiram depois da grande depressão, quando surgia uma sociedade burguesa conformada, submissa e zelosa dos seus valores, detentora de um optimismo que se estruturava somente nos bens materiais proporcionados pelo renascimento da economia. Os Beatniks propunham novos valores e um estilo de vida mais autêntico, ou seja, defendiam uma mentalidade anti-materialista. As três figuras mais importantes dessa geração são Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burrougts.

O visual luxuoso dos anos anteriores foi substituído por um look de "estudante de arte", que se assumia anti-luxuoso. O Sportswear oriundo da América popularizou-se nas gerações mais jovens, que usavam calças cigarettes até aos tornozelos, sapatos baixos e jeans. O aparecimento das calças femininas levou a que as jovens que as usavam fossem alvo de críticas pelos mais velhos, que viam as calças como vestuário de homem. Ainda assim, a calça veio para ficar, sendo conjugada com sapatos baixos e camisolas.
O visual Beatnik era um movimento rebelde que se caracterizava pelo uso de roupas de cor preta ou em tons monocromáticos, que marcavam oposição à estilo super feminino que marcava a moda da época. As mulheres Beatnik usavam calças e saias-lápis justas e camisolas de gola alta. As jóias vistosas eram rejeitadas, a maquilhagem dos olhos era forte e em preto e nos lábios o tom vermelho forte.

Look Beatnik, nos anos 50

A indústria de prêt-à-porter torna-se mais forte. Embora os estilistas franceses continuem a criar e a tentar manter a supremacia, a moda nas ruas, fora de Paris, era já totalmente diferente. Por essa razão, peças como como o cardigan justo debruçado, a camisa Chanel  em estilo masculino com botões e coletes em forma de cardigans, precursores da moda unissexo, foram criadas por estilistas que queriam acompanhar a nova moda popular.

Próximo artigo: A moda na década de 60. Não percam!

2 comentários:

Mundo da Cátia disse...

adorei este post sobre a moda dos anos 50!! continua assim e estou desejosa pelos anos 60. bjs

Vânia disse...

Ainda não o comecei, mas em breve estará cá!

Beijinhos