terça-feira, 16 de agosto de 2011

A moda na década de 1900

Caras leitoras do blogue, inicio hoje a sequência de postagens que resumem a moda, década a década, do século XX, tendo em conta, claro, as transformações sociais de cada época.

A DÉCADA DE 1900 E A MODA
Foi nesta década que os ramos da aviação e do automóvel tiveram grandes desenvolvimentos; surgiu o conceito de ARTE MODERNA, com os movimentos culturais Pós-Romantismo; em Portugal, ocorreram movimentos revolucionários que conduziriam posteriormente à implantação da República, nomeadamente o Regicídio de D. Carlos I e do príncipe Luis Filipe.
Com tantas mudanças a ocorrerem um pouco por todo o mundo, o início do século XX marcou também a mudança de estilos no vestuário. Após um período de estilo Vitoriano (predominante no século XIX), é com a sucessão ao trono de Inglaterra que a forma de vestir é modificada, de acordo com o gosto do novo rei Edward. A Era Edwardiana (também conhecida como La Belle Epoque) tinha como características principais a extravagância e a ostentação. Assim, até cerca de 1908, predominava o uso de espartilhos, saias em forma de sino, uso de rendas em decotes, usavam-se cores tais como o rosa-pastel, o preto e o azul-malva (sendo o seu uso associado à riqueza e ao poder), tecidos ricos como o chifon, a musseline e o tule, os cabelos eram presos no cimo da cabeça e chapéus; de dia, o corpo era completamente tapado, mas de noite os vestidos apresentavam grandes decotes, aos quais se somava a presença de plumas nos chapéus e em volta do pescoço. Até esse ano, eram bastante visíveis as influências da rainha Vitória na moda.


Mulheres Vitorianas


Próximo artigo: A moda na década de 1910.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito e usei esse trecho em um trabalho.
Só acho que deveria ter pesquisado um poco mais e escrito também um pouco mais.

Paloma Schünner

Vânia disse...

Obrigada pelo feedback. É certo que o texto é pequeno mas, na altura, quis fazer um pequeno resumo com informações de diferentes origens.

Espero que tenha uma boa nota nesse trabalho!
Beijinhos :)