domingo, 8 de setembro de 2013

Terei visto bem?

"Terei visto bem?" foi a primeira coisa em que pensei quando liguei o facebook hoje de manhã e soube que já tinham saído as colocações no ensino superior de 2013: "terei visto bem a nota do último colocado Em Ciências Farmacêuticas na minha faculdade?", "terei visto bem as médias dos últimos colocados bem mais baixas do que o normal na maioria dos cursos?". Medicina, Ciências Farmacêuticas, Medicina Veterinária e Gestão (em Lisboa) foram alguns dos cursos com as médias dos últimos colocados mais baixas dos últimos anos. No meu curso e na minha faculdade, ainda bem me lembro de ter sido das últimas pessoas a entrar na 1ª fase e tinha 16,63 valores, numa escala de 0 a 20; hoje entraram com 14 valores, o que me obriga a pensar sobre "que espécie de alunos são estes que entram agora para o ensino superior?". Será dos exames que foram mais difíceis? Será que os alunos do secundário andam a estudar menos? Será que o ensino secundário anda a perder qualidade? Será isto apenas um dos efeitos da crise?
Bom, pode ser qualquer um deles, na verdade. Com um irmão no secundário, um padrinho professor de secundário e a plena consciência de que estamos em crise eu posso considerar qualquer uma das variáveis, ainda que não concorde com as mesmas. Sei que os tempos estão difíceis tanto para alunos como para professores, como para as próprias famílias, e que podemos estar perante casos em que jovens adiam o ensino superior por falta de dinheiro. Mas não posso deixar de pensar que as notas baixas não se devam também aos próprios alunos. Como irmã de um aluno de 11º ano, sei que os miúdos hoje em dia (não todos, ALGUNS) não ligam tanto ao estudo, preferem adiar pensar no futuro, acreditam que um dia vai tudo acabar bem e que vão ter emprego, e que melhor que estudar é mesmo viver o presente, sair com amigos e tal e tal. É esta a mentalidade do meu irmão: sair, passear, namorar, conviver, estar no facebook e, se tiver tempo, dar uma olhadela nos livros para o teste do dia seguinte. É esta a mentalidade que os meus pais sofrem por tentar mudar e que parecem não conseguir. E é esta mentalidade, do "estuda o mínimo que hás-de conseguir entrar em qualquer coisinha" que estes resultados tendem a incentivar! Esquecer-se-ão porém que, no ensino superior, o entrar no curso é o mais fácil e que o pior mesmo é sair de lá.

Ainda assim, parabéns a todos os que entraram na faculdade (uiiii caloirinhos...! OLHOS NO CHÃO!). Acreditem quando vos digo que são os melhores anos das vossas vidas e que serão absolutamente inesquecíveis! Arrisquem e façam muitos amigos, porque os amigos de faculdade são para a vida. Mas não pensem que vai ser fácil: preparem-se para sofrer, para chorar e para se levantarem de cada vez que vos fizerem cair e não desistam logo à primeira, porque se houver sonho e motivação, hão-de conseguir tentar ultrapassar todos os problemas sempre que se depararem com eles.


Sem comentários: